A Binance é uma corretora popular que iniciou suas operações em Setembro de 2017. Originalmente baseada em Shanghai, o projeto se mudou para Hong Kong quando o governo chinês começou a fechar as corretoras de criptomoedas. O projeto arrecadou U$15 milhões em uma ICO realizada em Julho de 2017. Quase 20.000 usuários se registraram para participar.

A empresa foi fundada por Changpeng Zhao. Antes de trabalhar na Binance, ele era o diretor de desenvolvimento da Blockchain, sócio-fundador e diretor de tecnologia da OKCoin e fundador e diretor da BijieTech.

A plataforma foi desenvolvida para lidar com mais de 1.4 milhões de ordens por segundo, fator que permitiu à Binance se tornar uma das maiores corretoras no mercado em menos de 6 meses.

binance

CARACTERÍSTICAS DA BINANCE

  • Visualização básica e avançada do mercado
  • Baixas taxas maker e taker: 0.1% (0.05% com o uso dos tokens BNB)
  • Plataforma rápida e escalável, desenvolvida para lidar com alto tráfego
  • Alta liquidez
  • Sem suporte à moedas fiat
  • Aplicativo móvel
  • Programas de referência e recompensas
  • Suporte à diferentes idiomas
  • Funcionalidades padrão de segurança, como 2FA
  • Funcionalidades padrão para trocas: ordens de mercado, ordens limitadas e ordens stop limitadas
  • NEO armazenado na corretora garante rendimentos em GAS

WHITEPAPER

O whitepaper da Binance está disponível no site da corretora. O documento aponta os principais problemas atuais das corretoras: arquitetura técnica fraca, plataformas com falta de segurança, baixa liquidez de mercado, suporte inadequado ao consumidor e suporte inadequado à diferentes idiomas.

O documento também cita as características da corretoras na ordem em que aparecem (margin trades ainda não estão disponíveis).

  • Negociações stop
  • Margin trading
  • Contratos futuros
  • Trocas anônimas e instantâneas
  • Trocas descentralizadas diretamente no blockchain

É interessante mencionar que, no futuro, a Binance pretende se tornar uma corretora descentralizada.

Ainda de acordo com o whitepaper, os fundos arrecadados durante a ICO serão usados para desenvolvimento e marketing. 35% dos fundos serão destinados à construção e melhoria da plataforma, recrutamento da equipe, treinamento e desenvolvimento geral dos aspectos da corretora. 50% serão usados para o crescimento da marca e para marketing. 15% estão reservados para situações de emergência.

MOEDAS DISPONÍVEIS

A Binance disponibiliza mais de 120 pares de troca com BTC, 100 com ETH e 75 com BNB. A corretora é rapida em adicionar novas moedas, entretanto, apenas alguns poucos novos pedidos são aceitos.

gráfico binance

TAXAS, LIMITES E O TOKEN BNB

A Binance introduziu seu próprio token, o BNB. Usuários que pagam as taxas com o token recebem 50% de desconto. Esse desconto será aplicado durante um ano, sendo dividido pela metade em cada ano consecutivo: 25% durante o segundo ano de implementação to token, 12.5% no terceiro, etc. O suprimento total de BNB é de 200 milhões de tokens, dos quais 100 milhões (50%) estavam disponíveis durante a ICO, 80 milhões (40%) foram dados à equipe de investimento e 20 milhões (10%) foram dados a investidores anjos.

A Binance dispõe de um sistema flexível de limites, que não exige verificação do usuário para saque. No nível 1 (não verificado), são permitidos saques de até 2 BTC por dia. No nível 2, o limite diário é aumentado para 100 BTC, mas exige a verificação dos documentos do usuário.

CONCLUSÃO

A Binance é uma das corretoras de maior crescimento no mundo. Sua plataforma é tecnologicamente avançada e bem escalável, além de conseguir ligar com uma enorme quantidade de ordens e trocas. A baixas taxas sem dúvida atraem investidores. Entretanto, eles não oferecem suporte à moedas fiat, o que significa que usuários não poderão depositar dólar, euro ou qualquer outra moeda fiat diretamente na corretora. A corretora em si também é bastante jovem e ainda não foi testada em meio à uma crise ou situação de emergência, mas a reputação que a corretora já conseguiu construir é quase perfeita.