Pela primeira vez na história dos contratos futuros do Bitcoin, a firma americana de corretagem TD Ameritrade, divulgou propaganda de instrumentos financeiros em um anúncio de Superbowl. A empresa começou a ofertar contratos futuros de Bitcoin para clientes seletos, em Dezembro de 2017. Como entender o Bitcoin e criptomoedas conforme elas entram em domínios de discussão na comunidade?

Enquanto os contratos futuros abrem o mercado do Bitcoin para investidores institucionais, críticos argumentam que os instrumentos financeiros vão contra o espírito das criptomoedas. Entusiastas afirmam que Satomshi Nakamoto idealizou as criptomoedas como uma ferramenta para tornar as instituições financeiras redundantes.

Contudo, o rápido ritmo de adoção na indústria financeira continua. Oportunidades de lucro são muito sedutoras para serem ignoradas.

O DINHEIRO DO MILÊNIO

De acordo com a Investopedia, o presidente da TD Ameritrade, Tim Hockey, afirma que os investidores atuais estão despejando dinheiro no setor de investimento varejista. Hockey anunciou um aumento de 72%  de clientes com 35 anos de idade ou menos, no primeiro trimestre fiscal, se comparado a um ano atrás. Hockey percebeu que o interesse por produtos relacionados ao Blockchain são especialmente populares.

“Uma tendência que foi mais pronunciada ao final do primeiro trimestre e que continuou a crescer em semanas recentes, foi o interesse em títulos relacionados ao Blockchain, além das criptomoedas em geral. Bitcoin e ações relacionadas com Blockchain estiveram frequentemente entre as principais ações negociadas por nossos clientes desde Novembro.”

Em Dezembro de 2017, a TD Ameritrade se juntou a CME, CBOE e E*Trade em oferta de contratos futuros de Bitcoin a clientes seletos. A função de trocas diárias da empresa é particularmente popular entre jovens investidores. A popularidade entre jovens também fez com que muitos outros serviços adicionassem as trocas de criptomoedas às suas plataformas. Semana passada, um aplicativo de troca de ações chamado Robinhood, anunciou que irão começar a oferecer apoio as principais criptomoedas, além de adicionar mais em etapas.

“CRIPTO CETICISMO”

Alguns cripto entusiastas, entretanto, afirmam que criptomoedas baseadas em blockchain irão tornar o legado financeiro e a moeda fiat irrelevantes. Muitos na comunidade permanecem profundamente céticos em relação à uma adoção generalizada. O usuário do Reddit, Bazinga disse: “o Bitcoin busca devolver o poder de compra de volta para as pessoas, mantendo os bancos globais e a elite de Wall Street de fora. Os contratos futuros apenas permitem que Wall Street e seus bilhões brinquem e manipulem com o Bitcoin!”

Como as criptomoedas irão afetar o sistema financeiro ainda é uma pergunta em aberto. Como você acha que uma maior adoção irá afetar o Bitcoin e as criptomoedas? Deixe sua opinião nos comentários.