O crescimento do mercado de criptomoedas tem sido enorme. Todos os dias vemos mudanças de preço, novas moedas, atualizações em projetos existentes, etc. É um mercado sensível, que pode ser afetado pelas menores notícias. Em meio a esse mercado, estão as corretoras, um dos elementos mais importantes no cenário das criptomoedas. Essas plataformas têm permitido que mais pessoas se juntem ao mundo das criptomoedas e ajudam o mercado a crescer e se desenvolver.

NOMES DIFERENTES, PLATAFORMAS DIFERENTES

Entretanto, nem todas as corretoras são iguais. Algumas permitem que seus usuários usem pares fiat para comprar moedas, outras aceitam apenas criptomoedas. Algumas permitem que usuários anônimos negociem na plataforma, outras têm regras rígidas de identificação. Mas outro aspecto diferencial muito interessante é a natureza das corretoras, ou seja, se são centralizadas ou descentralizadas.

As corretoras centralizadas consistem em um website que lida com as trocas para os usuários, sejam em criptomoedas ou moedas fiat. A principal diferença entre elas e as corretoras descentralizadas é o fato de que elas detém os ativos dos clientes. As corretoras descentralizadas não dependem de um serviço ou de terceiros para armazenar os fundos de seus usuários. Ao invés disso, as trocas ocorrem diretamente entre os clientes (ponto a ponto) através de um processo automatizado.

Hoje, iremos analisar duas corretoras descentralizadas bastante famosas. Iremos apresentar as vantagens e desvantagens de cada uma. Como sempre, não iremos recomendar uma ou outra, mas permitir que você decida qual se encaixa melhor ao que você busca no serviço. Vamos lá!

QUAL DELAS?

A Changelly e a Shapeshift são duas das corretoras descentralizadas e instantâneas mais populares no mercado. Ambas oferecem aos usuários a oportunidade de trocar uma grande variedade de criptomoedas, combinando uma interface amigável, velocidade e taxas relativamente baixas.

A possibilidade de se converter uma criptomoeda em outra, com baixas taxas e transações instantâneas é o que permite que esse tipo de corretora cresça.  Apesar da maioria das corretoras centralizadas oferecerem taxas menores, a possibilidade de se realizar trocas sem ter que mover seus fundos para a carteira da corretora tem grande impacto na segurança e privacidade, aspecto que pode compensar as taxas um pouco mais altas. No final das contas, é preço a se pagar pela conveniência e outros benefícios. Vamos ver o que a Changelly e a Shapeshift têm a oferecer.

CHANGELLY

A Changelly foi criada em 2016 pela mesma equipe responsável pelo grupo de mineração MinerGate e se situa na República Checa, além de atender a milhões de usuários por mês. Para usar o serviço, é necessário um endereço válido de email, mas a Changelly alega que nenhuma informação pessoal é coletada ou solicitada aos usuários da plataforma. Não existem endereços de depósito e as contas são protegidas com 2FA.

A interface é simples mas bastante funcional. Tudo que o usuário precisa fazer é inserir a quantidade de moedas e o endereço da carteira. A troca geralmente é processada em alguns minutos. Para alguns, o anonimato da equipe por trás do serviço pode ser um problema, mas como pode ser visto nos comentários dos usuários, a Changelly tem um histórico de ser uma plataforma confiável.

De acordo com a corretora, uma taxa de 0,5% é cobrada em cada troca, e não existem outras taxas ocultas. Corretoras instantâneas não costumam oferecer as melhore taxas, pois seu foco é na velocidade. Um aspecto que destaca a Changelly é a possibilidade de se comprar criptomoedas com moedas fiat, mas com taxas mais altas. De acordo com a equipe de desenvolvimento, isso se deve ao fato de que um serviço terceirizado é necessário para processar essas transações.

Vantagens:

  • Baixas taxas para trocas entre criptomoedas
  • Opção de se comprar criptomoedas com moedas fiat (USD e EUR), mas com taxas mais altas
  • Interface clara, simples, intuitiva e amigável

Desvantagens:

  • Exigência de email para utilização da plataforma (entretanto, não há verificação de email, permitindo que emails falsos sejam utilizados)
  • Plataforma não revela quem é a equipe por trás do serviço
  • Taxa de troca pode mostrar valores incorretos devido à flutuações no preço

SHAPESHIFT

A Shapeshift foi fundada em 2013 por Erik Voorhes e recebeu financiamento em 2015, de investidores como a Digital Currency Group, Bitfinex, Bitcoin Capital e Mardal Investments. A Shapeshift não permite que usuários comprem criptomoedas com moedas fiat, mas apenas que convertam uma criptomoeda para outra. Assim como a Changelly, o processo é simples, sendo que a maior diferença entre as duas é que a Shapeshift não exige um email para ser utilizada. Sem conta, sem senhas, sem registro de usuário, nada.

Depósitos pequenos são processados com zero confirmações. Depósitos maiores precisam de pelo menos uma confirmação. A taxa de troca mostra exatamente o que o usuário irá receber, menos a taxa de mineração exigida pela rede. Não existe taxa pelo serviço ou pela conversão. A Shapeshift alega que a única taxa cobrada é a taxa de mineração. Você pode conferir as taxas da Shapeshift para cada criptomoeda aqui.

Apesar de que sempre haverão críticas para tudo no mundo, uma reclamação comum sobre a Shapeshift são os longos tempos de confirmação. Algumas pessoas especulam que a empresa pode estar monetizando na diferença entre a taxa de mineração e taxas menores usadas nas transações da plataforma.

Vantagens:

  • Cobra apenas a taxa de mineração
  • Zero confirmações para depósitos pequenos
  • Taxa de conversão mostra exatamente o que o usuário irá receber
  • Não é necessário email para usar o serviço

Desvantagens:

  • Confirmações demoradas
  • Sem pares fiat para conveniência ou compra de criptomoedas

VEREDITO

E o vencedor é… você! Afinal, ambos os serviços são oferecidos à você. Nesse cenário, o verdadeiro vencedor é o usuário. Conforme mencionamos no início, o mercado está em constante crescimento e continuará assim, fazendo com que serviços e plataformas sejam constantemente obrigados a melhorar e a buscar maneiras de se destacarem da competição.

Tanto a Changelly quanto a Shapeshift oferecem serviços similares, com singela diferenças. Lembre-se que, como são serviços instantâneos, as taxas são mais altas pois a velocidade e a praticidade são os focos.

No final das contas, o melhor a se fazer é testar ambos os serviços e ver qual se encaixa melhor no que você busca, precisa ou acha mais importante. Sempre haverá uma solução perfeita (ou quase) para você, pois sempre haverá uma empresa ou serviço que quer ter você como cliente.