A partir de hoje, compilaremos uma lista de criptomoedas (e possivelmente ICOs) que devem estar em seu radar durante o mês. Isso não significa que iremos fornecer uma lista de bons ou maus investimentos, apenas de moedas que terão alguma atividade extra em seus mercados ou comunidades.

Apesar de todas as moedas terem sua volatilidade, as moedas que discutiremos nesses artigos mensais merecem atenção especial devido a diversos fatores que as estarão influenciando, sejam forks, atualizações ou notícias em geral.

LISK

Fevereiro será definitivamente um grande mês para o Lisk. No ano passado, tivemos a Conferência Lisk em Berlim, que teve um resultado bastante interessante. Para relembrar, investidores ficaram desapontados com o planejamento a longo prazo da equipe e venderam seus LSK em massa, fazendo com que o preço despencasse. Pouco tempo depois, os desenvolvedores lançaram uma das atualizações prometidas, fazendo com que o preço disparasse.

Esse mês teremos outra etapa das mudanças planejadas e anunciadas na conferência, na forma de uma reformulação do Lisk. Agendada para o dia 20 de Fevereiro, a Conferência de Reformulação do Lisk irá discutir como o processo ocorrerá e a equipe irá apresentar uma nova direção para o projeto.

Outra notícia que com certeza irá influenciar o mercado do Lisk é a introdução da moeda na corretora bitFlyer, que ocorreu no dia 31 de Janeiro. Com essa nova listagem em mais uma corretora e a conferência no dia 20, o mês de Fevereiro será muito interessante para o Lisk, e ficar de olha na moeda será uma obrigação para os investidores.

NEM

O NEM também deve estar no seu radar nesse mês, especialmente se você for um investidor. Desde o ataque hacker na corretora Coincheck no mês passado, tanto a equipe da plataforma quando a Fundação NEM.io estão trabalhando juntos para rastrear e congelar os XEM roubados. Os criminosos por trás do ataque já estão cientes disso, e aparentemente estão tentando “lavar” os fundos o mais rápido possível.

Ninguém sabe ao certo quanto XEM eles irão conseguir lavar antes que os restante seja congelado. Entretanto, o mercado da moeda com certeza irá reagir à nova notícias sobre isso. Se o preço do NEM irá subir ou cair, ainda é incerto e isso dependerá muito do resultado dessa “caçada.”

RAIBLOCKS

A mudança de nome da RaiBlocks para NANO – mas mantendo a sigla XRB – com certeza chamou a atenção do mercado. Após decolar de cerca de U$0,25 no dia 1° de Dezembro para cerca de U$35 no início de Janeiro, a equipe de desenvolvimento pegou todos de surpresa ao anunciar que a RaiBlocks estava mudando de nome para Nano. Isso foi ainda mais estranho se considerarmos quanto esforço foi direcionado para o reconhecimento da moeda e do nome no mercado.

O novo nome foi anunciado em uma postagem no Medium no dia 31 de Janeiro. De acordo com a postagem:

“Em Novembro, a equipe se reuniu para discutir o futuro da RaiBlocks e desenvolver planos para o futuro desenvolvimento do projeto. Um dos tópicos discutidos foi o nome […]”

Ainda não está claro se o novo nome terá os efeitos desejados, mas a criptomoeda já obteve crescimento após o anúncio. O que mais ocorrerá ao longo do mês ainda é um mistério.

RIPPLE

O Ripple vem sendo “marretado” desde o início do ano. O que, a princípio, parecia ser uma vitória contra a correção do mercado, principalmente quando o XRP estabeleceu um novo recorde de preço no dia 4 de Janeiro, sendo cotado a U$3,82, logo se transformou em um desastre. Desde então, a moeda perdeu cerca de 80% de seu valor, causando pânico generalizado nos investidores.

Entretanto, nem tudo está perdido. Durante a conferência Blockchain Connect em São Francisco no dia 26 de Janeiro, Brad Garlinghouse, presidente do Ripple, comentou sobre o futuro da criptomoeda e direcionou seus comentários diretamente para as pessoas que duvidam do projeto:

“[…] Um banco irá usar um produto que o ajude a fornecer um produto melhor para seus clientes, se reduzir seus custos e resolver um problema real.

[…] A visão do Ripple é: Como tiramos vantagem da tecnologia disponível atualmente para acelerar drasticamente a forma como transações e pagamentos ocorrem?”

Garlinghouse citou diversos dos mais importantes aspectos do projeto, e garantiu que a rede Ripple será melhor que as outras, pois entregará interoperabilidade entre diferentes registros e blockchains.

Parece que os investidores, em pânico, se esqueceram dos motivos que os fizeram investir no Ripple. Talvez as palavras de Brad acalmem os ânimos dos investidores e mudem o cenário do mercado do XRP? Apenas o tempo dirá.

CONCLUSÃO

Essas são nossas principais escolhas para se ficar de olha nesse mês. Lembre-se, não estamos recomendando que você invista ou evite esses projetos, mas apenas mostrando que eles provavelmente terão flutuações maiores dos que as normais por conta dos recentes eventos no mercado ou na comunidade.

Como sempre, pesquise antes de investir. Conhecimento nunca é demais.