Bitcoin é um exemplo de uma moeda digital, a qual é criada e armazenada eletronicamente.

 

QUEM CRIOU O BITCOIN?

A criação do Bitcoin é atribuída a um desenvolvedor de software chamado Satoshi Nakamoto, que propôs uma forma de dinheiro eletrônico baseado em certeza matemática. A ideia era criar uma moeda descentralizada, independente de qualquer organização governamental, que pudesse ser transferida instantaneamente a qualquer lugar do mundo com baixíssimos custos por transação.

 

COMO OS BITCOINS SÃO CRIADOS?

Ao invés de serem impressos por um banco central como Reais por exemplo, Bitcoins são criados por computadores pelo mundo todos, usando programas especializados em solucionar equações matemáticas que processam as transações de Bitcoins. Isso é conhecido como mineração. A fórmula matemática está disponível para ser vista e conferida por qualquer pessoa. O software de mineração é de código aberto – o que significa que, assim como a fórmula, qualquer um pode conferi-lo e ter certeza de que ele faz exatamente o que alega fazer.

 

MAS ENTÃO POR QUE O SUPRIMENTO É LIMITADO?

Existem regras que permitem que um total de 21 milhões de Bitcoins sejam criados. Nem mais, nem menos.Entretanto, isso não significa que Bitcoin não possam ser divididos em pedaços menores. A menor unidade de Bitcoin é chamada de ‘Satoshi’ e corresponde a um centésimo de milionésimo de um Bitcoin (0.00000001 BTC).

 

COMO O VALOR DO BITCOIN É DETERMINADO?

O valor do Bitcoin é determinado através da economia e dos princípios de oferta e procura.

 

CARACTERÍSTICAS DO BITCOIN

O Bitcoin possui vários aspectos importantes que o destacam das moedas tradicionais:

 

  1.    Transparência

Os detalhes de cada transação que já ocorreu são armazenados no blockchain, que se assemelha a um livro de registros eletrônico. Cada pessoa tem acesso à uma cópia desse registro.

  1.    Anonimato

Endereços de Bitcoin não são vinculados à nenhuma informação pessoal. É impossível para alguém saber quem você é baseado em seu endereço Bitcoin nem quem são as pessoas para as quais você manda Bitcoin ou das quais você recebe Bitcoin.

  1.    Descentralizado

A rede bitcoin não é controlada por um órgão central. Isso significa que ninguém em uma posição de poder pode abusar do sistema para ganho pessoal. Além disso, o sistema continua funcionando mesmo quando os participantes estão offline.

  1.    Fácil de usar

Abrir uma conta no banco é um processo longo e tedioso com diversos contratempos. Um endereço de Bitcoin pode ser criado em minutos, sem taxas nem obstáculos.

  1.    Baixas taxas de transação

Bancos cobram taxas de transação para transferências internacionais. Bitcoin não.

  1.    Transações irreversíveis

Uma vez que a transação tenha sido lançada no blockchain, não há mais como alterá-la.

 

Com tudo isso, Bitcoin tem um futuro bastante promissor. Ele já evoluiu muito desde o seu surgimento, cerca de dez anos atrás. Além do mais, a tecnologia de blockchain já vem alterando a forma como companhias fazem negócios e novas aplicações para ela estão sendo criadas a cada dia.

 

Próximo artigo: O que torna o Bitcoin valioso?

Voltar para Bitcoin