bitcoin valioso

Bitcoin é a criptomoeda mais conhecida e bem sucedida. Existem diversas razões interconectadas que são a causa de sua valorização, sendo que cada uma parte das propriedades do próprio Bitcoin.

 

Bitcoin é popular. O preço do Bitcoin é gerido pela política de oferta e procura. Sendo assim, conforme mais e mais pessoas passam a ouvir sobre Bitcoin, a demanda aumenta juntamente com o preço. Ao longo dos últimos anos a popularidade e o uso do Bitcoin aumentou muito, pulando de milhares para milhões, em muitos casos devido à pessoas e empresas usando-o como forma de pagamento ou oportunidade de investimento. Ele se tornou uma moeda reconhecida e aceita por muitos, tanto como meio de troca quanto como valor armazenado. A comunidade Bitcoin é bastante ativa e existem diversos portais de informação que focam exclusivamente em criptomoedas, assim como fóruns especializados, canais de notícia e bate-papos.

 

Bitcoin é descentralizado. Isso se deve à forma como o blockchain funciona. Como foi mencionado acima, nenhuma autoridade central pode influenciar o preço do Bitcoin. Transações requerem a confirmação de outros participantes da rede e são irreversíveis e transparentes. Isso torna o Bitcoin especialmente valioso para aqueles que não confiam em bancos ou instituições financeiras tradicionais. As transações são rápidas, o que significa que operações que demoravam dias agora podem ser concluídas em questão de minutos.

Bitcoin possui um suprimento limitado. Outra razão que torna o Bitcoin valioso é a falta de inflação. Todo mundo conhece o suprimento de Bitcoins – o número máximo de moedas emitidas será de 21 milhões. Quando esse limite for atingido será impossível criar novos Bitcoins.

Como resultado dos aspectos acima, há um enorme grau de interesse especulativo que impulsiona o valor do Bitcoin. Conforme vão surgindo ondas de notícias e respostas regulamentares dos governos, o preço do Bitcoin exibe sua volatilidade..

Por fim, alguns alegam que o Bitcoin não possui um valor intrínseco. Isso não inteiramente correto, já que na verdade, leva-se tempo e recursos computacionais para se criar um Bitcoin. Dependendo de onde você vive, suas capacidades de mineração e o custo da eletricidade, pode custar cerca de $1000 dólares para se criar 1 Bitcoin.

 

Artigo anterior: O que é Bitcoin?

Próximo artigo: Carteiras de Bitcoin

Voltar para Bitcoin