Em 2015, o @coin artist publicou uma pintura que continha uma chave privada secreta para uma carteira BTC, com 4.87 BTC. Quem decifrasse a chave privada da pintura, ganharia acesso ao dinheiro como recompensa. Semana passada, os BTCs foram transferidos do endereço, colocando um fim a 3 anos de caça ao tesouro.

CONFERINDO A VERACIDADE

Para ter certeza que o artista @coin não esvaziou a carteira ele mesmo, o site Motherboard entrou em contato com ele para verificar se o quebra-cabeça havia sido solucionado. Em uma mensagem no Telegram, parece que alguém diferente havia alertado o autor que o quebra-cabeça fora resolvido. O vencedor estava dando parte do prêmio às pessoas que o ajudassem na solução.

PROGRAMADOR DE 30 ANOS DE IDADE SOLUCIONA O QUEBRA-CABEÇA

O site Motherboard relatou que um programador havia solucionado o quebra-cabeça, reivindicando a recompensa. O vencedor preferiu o anonimato, alegando viver em um país onde “não é seguro possuir Bitcoins”. Contudo, explicou como solucionou o quebra-cabeça.

A pintura continha uma sequência binária (uma série de zeros e uns), escondidos nas fileiras da chama ao longo da borda da pintura.  A cor e a forma de cada chama, determinou o comprimento de cada código binário.  As sequências, na parte inferior direita, representavam a ordem dos dígitos. Quando combinados, esses detalhes forneceram uma sequência binária completa, que então poderia ser convertida em uma chave privada, utilizando um programa de computador.